Cursos de Língua e Cultura Portuguesa (atualização da informação geral)

 

Caso esteja interessado/a em que o/a seu/sua filho/a aprenda português, por favor contacte o Docente de Apoio Pedagógico, Prof. João Mendes Bicho, através de:

E-mail: joao.bicho@camoes.mne.pt

Telefone: +49 0711 295373.

Informa-se também que, apesar de os nossos cursos se desenrolarem em diversas escolas alemãs, as inscrições nos mesmos só podem ser feitas através do Docente de Apoio Pedagógico ou pelos professores dos diferentes cursos.

Onde reside não existe qualquer Curso de Português?

Informe-se junto do Docente de Apoio Pedagógico para saber como é que pode ser criado.

Níveis de Aprendizagem

Os Cursos de Língua e Cultura Portuguesas estão organizados por níveis de aprendizagem/proficiência.

Para saber o que é lecionado em cada um dos níveis de aprendizagem, por favor consulte o seguinte link do portal do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.:

https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/ensinar-portugues/professorado/programas-epe?highlight=WyJwcm9ncmFtYXMiXQ==

Provas de Certificação

O que são?

São um processo de reconhecimento das aprendizagens dos alunos da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), pelo Estado português. Esta certificação é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Concretiza-se através da realização de exames por nível de proficiência, quando os alunos alcançam o perfil de saída definido nos termos do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE).

Quem pode realizar estas provas?

Poderão realizar os exames de certificação todos os alunos da rede do Ensino Português no Estrangeiro, dos níveis básico e secundário, mediante indicação do seu professor (preferencialmente). O processo de inscrição será realizado junto dos professores da rede EPE e não implican qualquer pagamento para os alunos abrangidos pelas taxas de frequência EPE. Os candidatos que se proponham realizar as provas de certificação autonomamente, deverão proceder ao pagamento da taxa de inscrição prevista na Portaria 102/2013, no período de inscrição definido pela Coordenação de Ensino.

Como são as provas de certificação?

Existem 5 exames, cada um equivalendo a um nível de proficiência linguística, isto é, o conjunto de conhecimentos e de capacidades no uso da língua - nível A1, nível A2, nível B1, nível B2 e nível C1. Os conhecimentos e competências necessários para a realização dos 5 exames estão apresentados no Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE), tido como instrumento central da avaliação das aprendizagens dos alunos do EPE. Este Quadro teve como base de trabalho o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Além destes dois documentos, assinalam-se ainda os Programas do EPE, do Camões, IP, como elementos de referência no processo de certificação.

Que vantagens trazem para os lusodescendentes?

No mundo global em que vivemos, de liberdade ou de necessidade de movimentação, em que o conhecimento de línguas constitui um bem superior, é da maior importância criar uma certificação comum para o Ensino Português no Estrangeiro que permita a valorização, o reconhecimento e a acreditação das competências comunicativas dos alunos em língua portuguesa.

Realizando estas provas de certificação, os lusodescendentes ficarão sempre com um certificado de uma língua extra, o qual poderão incluir, nomeadamente, no seu Curriculum Vitae.

lingua portuguesa 2

  • Partilhe